PAM – PLANO DE AJUDA MÚTUA
A AMPORT coordena a elaboração do PAM de Miritituba que consiste em um plano que irá conter a diretrizes, em situações de emergência, a serem seguidas pelas empresas que operam na região.
Em Barcarena, a AMPORT participa na condição de ouvinte do PAM de Vila do Conde, coordenado pela Companhia Docas do Pará (CDP).
AGENDA DE FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL
A AMPORT e a Prefeitura de Itaituba firmaram convênio em 2013, com o objetivo de preparar o município para receber os empreendimentos, maximizar os efeitos positivos da instalação das empresas e executar medidas adicionais àquelas exigidas no licenciamento ambiental.
As associadas partícipes são: Cargill, Chibatão, CIANPORT, Hidrovias do Brasil e Unitapajós em ações nos eixos temáticos: saneamento básico, saúde, segurança pública, assistência social, infraestrutura, apoio à formação de mão de obra e geração de emprego e renda, apoio à gestão pública – equipamentos e modernização e serviços de utilidade pública.
CAMPANHA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL
A AMPORT realiza campanhas para aquaviários e rodoviários, em parceria com as associadas, com o objetivo de fortalecer a rede de combate a exploração sexual infanto-juvenil.
A campanha é realizada em todos os locais de atuação de suas associadas e visa a criação de banco de dados para o monitoramento dos casos.
ORDENAMENTO PORTUÁRIO DE MIRITITUBA (ITAITUBA-PA) A SANTARENZINHO (RURÓPOLIS)
A AMPORT realiza o levantamento hidrográfico no Rio Tapajós entre Fordlândia e Itaituba (PA), para propor o projeto de um canal de navegação, no trecho compreendido entre Miritituba até 22 km a jusante no Rio Tapajós, no estado do Pará.
Este projeto tem como associadas partícipes: Bertolini, Cargill, CIANPORT, Hidrovias do Brasil, Louis Dreyfus Company (LDC) e Unitapajós, sendo executado pela Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT) e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON).
BALIZAMENTO DO CANAL DO QUIRIRI
Desde 2017 a AMPORT é responsável financeiramente pela manutenção das bóias do balizamento para manter a eficácia do Balizamento do Canal do Quiriri.
O Balizamento no Canal do Quiriri é formado por 10 (dez) boias, sendo: BL 01, BL 02 , BL 03, BL 04, BL 05, BL 06, BL 08, BL 10, BL 12 e Águas Seguras;
O projeto é realizado em parceria da AMPORT com a Marinha do Brasil, com aporte financeiro das associadas: Hidrovias do Brasil, Hydro-Alunorte, Unitapajós e TGPM.
AUMENTO DE CALADO DO CANAL DO QUIRIRI
Desde 2016, a AMPORT tem investido na instalação de Estações Meteoceanográficas em Soure, Abade e Ilha dos Guarás (Baía do Marajó) para monitoramento ambiental no canal do Quiriri, com o objetivo de viabilizar o pleno desenvolvimento da atividade de transporte fluvial no estuário do Rio Pará.
O monitoramento se dá pelo Levantamento Hidrográfico (LH) do canal do Quiriri, com foco na atualização de profundidades de trechos críticos e na obtenção de dados hidrodinâmicos dos canais de acesso.
Este projeto, uma parceria da AMPORT com a Marinha do Brasil e outras entidades, tem como partícipes as associadas Hidrovias do Brasil, Hydro, Unitapajós e TGPM, incrementará a atividade econômica da região ao permitir o acesso de navios de maior calado e capacidade de carga ao porto de Vila do Conde.